Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Light Peak – O substituto do USB?

Light Peak – O substituto do USB?

Desenvolvido pela Intel em 2009, o Light Peak quer substituir uma série de padrões atualmente vigentes, como SATA, USB e Firewire, e tem uma taxa de transmissão de 10 Gbits/s, com previsão de decuplicar (x10) essa velocidade em até dez anos.

Esta nova interface ótica é capaz de transferir arquivos atingindo altas velocidades. E, diferente do que o nome sugere, ainda não é feita de fibra óptica, mas de cobre. Porém, a Intel espera produzí-la em fibra óptica o quanto antes e, quanto isso acontecer, o Light Peak poderá alcançar até 100 Gbits de velocidade por segundo, o que o tornaria dez vezes mais rápido do que o USB 3.0.


Na verdade, o Light Peak em cobre já pode transferir filmes completos em High Definition em menos de 30 segundos, fazer backups de uma lista enorme de MP3 em minutos ou permitir envio de documentos simples sem nenhuma espera.

Um passo importante para a  consolidação da tecnologia, é que a Apple anunciou nesta última quinta-feira (24/02), que o novo MacBook Pro deve contar com interface Thunderbolt ( um nome mais cool para a tecnologia Light Peak da Intel ). Segundo a Apple, a conexão vai transferir dados duas vezes mais rápido que o USB 3.0 e será 12 vezes mais veloz do que o FireWire 800.

Quando a Intel anunciou a novidade, a empresa chegou a declarar que a tecnologia poderia substituir todas as interfaces existentes nos computadores como o FireWire e até o USB 3.0. Se isso for verdade, a batalha entre todas as interfaces começaria em breve, pois o USB, especialmente o 3.0, não poderia sair de cena justamente no momento em que começa a dar as caras no mercado.

Segundo o site TechCrunch, uma das maiores qualidades da tecnologia – e que poderia transformá-la na conexão universal do futuro – é que a entrada Thunderbolt pode suportar dois tipos de conexões, seja PCI Express ou DisplayPort, em uma única porta.  Dessa forma, ao usar um adaptador correto, ele poderia rodar até DVI, HDMI, VGA, FireWire, eSATA e Ethernet.

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...