Por Rodrigo Paiva
A Biblioteca Digital Mundial ou World Digital Library (WDL) foi lançada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 21 de abril de 2009. Ela foi planejada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, pela UNESCO e por mais 31 instituições, dentre bibliotecas, arquivos, museus e centros de cultura. A principal missão da Biblioteca Digital Mundial é o de colocar na Internet, de forma gratuita e em vários idiomas fontes históricas relevantes provenientes de diversos países e culturas de todo o globo, nela é possível navegar pelo excelente acervo de manuscritos, fotografias mapas, livros raros e filmes.
O acervo é disponibilizado 24 horas por dia nas seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo) mais o português e contém um conteúdo com mais de 40 línguas no site http://www.wdl.org/. Reproduções antigas de fotografias, por exemplo, estão entre os vários itens raros disponibilizados nos sete idiomas. O seu lançamento ocorreu na sede em Paris da UNESCO, contando com as presenças de seu diretor-geral Koichiro Matsuura, e de James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, um dos criadores do projeto.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
-Promover a compreensão internacional e intelectual;
-Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet;
-Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
-Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
A Biblioteca Digital Mundial conta com um acervo bem diversificado e de grande valor histórico, contendo raridades que conservam a cultura de vários povos ao redor do mundo, por isso ela apresenta uma grande importância de preservação material e imaterial para um futuro uso de seus itens pelas gerações vindouras que possam a vim se interessar pelos seus conteúdos.
Em números esta Biblioteca conta com 1403 itens que podem ser visualizados na página inicial da BDM, ela contém um mapa mundial e uma tabela cronológica. O conteúdo é organizado por região geográfica no mapa. Cada região está associada a um grupo de países. Cada região inclui diversos materiais digitalizados, de conteúdo raro sobre os países naquela região facilitando deste modo o que se procura, outra forma de achar o que se almeja é através de uma tabela cronológica que controla o conteúdo que esta disponível no mapa da página inicial. Cada item está associado a um ano, ou período de anos, baseado no seu assunto . Os itens escolhidos são acompanhados por um vídeo denominado de vídeo do curador. Esta é uma gravação de vídeo de um especialista falando sobre um item ou coleção de itens.