Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Realidade Aumentada

              A realidade aumentada é um elemento da Ciência da computação que visa integrar o mundo real aos elementos virtuais. É uma nova forma de visualização de imagens que reconhece figuras através de webcam, em que, são projetados objetos ou animações em três dimensões (3D). Objetivando um suplemento de um cenário real com as informações provenientes de um computador. Essa tecnologia permite aos usuários interagirem com os elementos tecnológicos.
            A realidade aumentada representa uma evolução concernente aos sistemas de realidade virtual, seguindo assim, os avanços da tecnologia. A realidade aumentada surgiu na década de 90, devido ao aumento de pesquisas e trabalhos na área. De acordo com alguns autores, a realidade aumentada também possui outros termos, a saber: realidade expandida, realidade realçada, realidade misturada, realidade mista e realidade ampliada, porém, o termo mais usado nas bibliografias é realidade aumentada. Para fazer uso dessa ferramenta são imprescindíveis alguns dos seguintes dispositivos tecnológicos: displays baseados em monitores, capacete com visão direta, capacete com visão de câmera de vídeo e displays de projeção.
           O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia são os responsáveis pela mudança no conceito das bibliotecas. A função da biblioteca, como uma unidade de informação é disseminar informações a todos. Com tantos recursos tecnológicos à disposição dos usuários, é necessário que a unidade de informação disponibilize o que há de mais inovado, no que diz respeito à tecnologia. A realidade aumentada é um recurso que pode ser utilizado nas bibliotecas através de livros com formas tridimensionais, fazendo com que o usuário interaja no mundo real com imagens, textos e sons, proporcionando uma aprendizagem de forma diferenciada aos usuários. A leitura a partir de livros em formato tridimensional envolve a parte sensorial das pessoas, uma vez que, muitas vezes, o usuário manuseia os objetos da realidade aumentada com as próprias mãos, o que permite uma interação atrativa e motivadora com o ambiente real.
Para que essa tecnologia seja aplicada nas bibliotecas é necessário elaborar um software de desenvolvimento de aplicações em RA, ajustado e configurado para as informações que serão produzidas, como também, utilização de marcadores que reproduzirão as imagens 3D, para anexar às páginas dos livros e webcam ou óculos 3D para capturar e reproduzir as imagens. Além de todos esses recursos para utilização da realidade aumentada nas bibliotecas, é imprescindível que o profissional bibliotecário esteja devidamente capacitado para utilizar dessa ferramenta e repassar para os usuários.

Referência:

Realidade aumentada aplicada às bibliotecas: igualdade e diversidade no acesso à informação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2010.

Fonte Deolhonaci

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...