Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Conheça 10 dicas para facilitar o trabalho utilizando o Google Docs


1. Faça um backup rápido de documentos offline
Se deseja salvar no PC um dos documentos armazenados no servidores do Google, pare o cursor do mouse sobre o nome dele na lista da página inicial. Clique no link ?Ações? e escolha ?Fazer Download...? no menu que irá surgir. Na janela que surge, você pode escolher o formato do arquivo que irá baixar. Se quiser baixar todos os seus documentos de uma vez só, vá até a aba ?Todos os itens? e você poderá selecionar os formatos para cada tipo de arquivo (texto, planilha, apresentação, etc). Os arquivos serão todos baixados em um único arquivo zip.

2. Compartilhe com pessoas que não possuem Google Docs
O principal tema do Docs é a colaboração, o que significa que até pessoas que não possuam uma conta Google podem ver e editar os documentos. Para compartilhar um arquivo, clique no ícone de cadeado ao lado de seu título, no canto superior esquerdo da janela. Na caixa de diálogo seguinte clique no link Alterar.
Após isso, o usuário pode escolher se o documento será Público na web ou visível apenas por quem tem um link para o mesmo. Caso deseje que essas pessoas possam também editar o arquivo, marque a caixa que diz ?Permitir que qualquer pessoa possa editar? no rodapé da janela. Clique em Salvar, copie e cole o link e o envie por e-mail para qualquer um que precise ver o documento.

3. Corrija erros de digitação automaticamente
Se você comete os mesmos erros de digitação com frequência, o Google Docs pode corrigir esse texto automaticamente enquanto o usuário o redige. Clique no menu Ferramentas e escolha o item Preferências.
Você verá uma janela com opções de substituição de texto, digite a palavra que você costuma escrever de maneira errada no campo ?Substituir?, e a correção ao lado no campo ?Com?. Por exemplo, o usuário pode configurar o Docs para substituir ?msa? por ?mas?.

4. Clique e arraste imagens para o Docs
Para inserir uma imagem ou foto em um documento de texto, basta arrastá-la de uma pasta do computador para a janela do documento.

5. Posicione as fotos no documento
O usuário pode ajustar a posição das fotos no documento, forçando o texto a contornar a imagem. Como padrão, o Google Docs insere as fotos de uma maneira que elas se movem com o texto; essa disposição é conhecida como posicionamento em linha. Para fixar a imagem na página de maneira que o texto a circunde primeiro selecione a imagem e clique no link ?Fixo? que aparece no rodapé dela.

6. Insira links rapidamente
A forma mais comum de inserir um hyperlink em um documento de texto é clicar em Inserir e depois em Link, ou pressionar Control+K. Entretanto, se estiver usando o navegador Google Chrome, há outras opções como clicar e arrastar um atalho da barra de favoritos ou mesmo do menu de favoritos para o campo ?Apontar URL para qual link??, que transforma o favorito imediatamente em um link. Ele também pode ser arrastado para o documento em si, o que cria um texto com hyperlink.

7. Crie desenhos dentro de apresentações
Ao criar uma apresentação, não é preciso trocar para um programa de desenho separado para fazer um esboço. Ao invés disso, clique em Inserir e depois em Desenho. A interface de desenho será aberta em uma janela flutuante. Ao terminar, clique em Salvar e fechar para colocar o desenho na apresentação.

8. Use o processador de texto para criar páginas na web
Uma vez criada a página, como qualquer outro documento, vá em ?Arquivo > Fazer Download como? e escolha a opção ?HTML (zipado)?. Esse diretório irá conter um único arquivo HTML juntamente com uma pasta com arquivos de suporte. Renomeie o arquivo HTML como index.html e faça o upload desse documento e da pasta de arquivos de suporte para a web.

9. Visualização do Google Docs no Gmail

Para ver um preview dentro da janela do Gmail de um link para o Google Docs que você tenha recebibo em uma mensagem, ative o add-on ?Visualizações de Google Docs nos emails? no Google labs. Para acessar o Labs, vá em Configurações e depois em Labs. Ao encontrar esse item, clique em Ativar e por fim em Salvar alterações no topo ou rodapé da janela.

10. Alterne entre duas contas do GMail no mesmo navegador
Se você tem várias contas do GMail, tradicionalmente tem de ?deslogar? de uma para poder ?logar? na outra, ou usar dois navegadores diferentes para poder acessá-las simultâneamente. Mas um recurso do GMail chamado ?login múltiplo? acaba com este inconveniente. Este recurso permite que você se mantenha logado simultâneamente em até duas outras contas, com uma aba do navegador para cada uma. Para habilitá-lo, acesse a página de sua conta Google em www.google.com/accounts e clique no link editar em frente à opção Login múltiplo. Você terá de marcar algumas opções para comprovar que leu e entendeu como o recurso funciona. Quando terminar, volte à página de sua conta Google e clique no link editar em frente ao campo Endereços de e-mail para adicionar outras contas que deseja usar simultâneamente.


Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...