Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Folha de São Paulo indica UFPB como a 5ª melhor universidade do NE

Folha de São Paulo indica UFPB como a 5ª melhor universidade do NE

No Ranking Universitário Folha (RUF), promovido pelo jornal paulista com 188 universidades brasileiras, a UFPB obteve 58 pontos, ficando também na 26ª posição entre as instituições pesquisadas em todo o país. Durante o RUF foram analisados aspectos como pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação.


Com a nota total de 58,09 pontos a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi classificada pelo Ranking Universitário Folha (RUF) como a quinta melhor universidade do Nordeste e a 26ª de todo o Brasil. O ranking, divulgado nesta segunda-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo, avaliou 188 universidades brasileiras. Na primeira colocação está a Universidade de São Paulo (USP), seguida pelas federais de Minas (UFMG) e do Rio (UFRJ).

Ao longo de oito meses, a Folha levantou dados de publicações acadêmicas e, com o Datafolha, ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos para compor o RUF (Ranking Universitário Folha). Nele estão representadas 191 universidades - que operam com pesquisa, ensino e extensão- mais 41 centros universitários ou faculdades, dedicados sobretudo ao ensino e onde há pouca pesquisa.

A metodologia geral do RUF foi criada pelo grupo liderado pelo cienciometrista(ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação da Folha. Na pesquisa do RUF, foram levados em consideração quatro itens: qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação de mercado e indicadores de inovação. Até então, o Brasil dependia de classificações globais ou, no máximo, continentais, que citam poucas instituições brasileiras e desconsideram características nacionais.

Dos quatro aspectos analisados na lista geral do RUF (pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação), a USP apenas não é primeira colocada em termos de inovação, indicador que a Unicamp lidera. Outro resultado que chama a atenção é a boa avaliação das escolas privadas pelas empresas. Entre as 15 instituições mais citadas como melhores por profissionais responsáveis por contratação, seis são pagas. Os cientistas têm visão diferente: só citaram uma particular, a PUC-Rio, entre as melhores.

Entre as dez primeiras universidades na lista geral, cinco estão no Sudeste; três no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A melhor universidade do Norte, a federal do Pará, aparece na 24ª colocação do ranking.

Informações como essas são importantes para orientar políticas públicas, alunos, professores e empregadores, pois mostram as instituições de destaque no país e as que estão com defasagem. Países como EUA, China, Alemanha, Bulgária, Cazaquistão e Vietnã já fazem rankings nacionais. O Ministério da Educação brasileiro faz uma avaliação de instituições, chamada de IGC (Índice Geral de Cursos).

A metodologia, porém, não prevê um ranking de instituições de ensino superior, apenas as classifica em grupos. O levantamento do governo considera a nota dos estudantes em uma prova (o Enade); a proporção de docentes com doutorado e as notas dos programas de pós-graduação. Não havia, até agora, um indicador que abrangesse a visão do mercado de trabalho e a produção científica das instituições.

O ranking geral

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Indicadores da fórmula

Qualidade da pesquisa:A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. Peso: 0 a 55 pontos

Qualidade de ensino:o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

Avaliação do mercado:O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos

Indicador de inovação:A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos

Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização de instituições de ensino. O ranking geral conta com 191 universidades distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates.

Fonte: 
 Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho



Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...