Inserindo referências bibliográficas no Word 2010

Se você já teve que criar ou então está formatando um trabalho acadêmico, sabe da importância em utilizar boas referências bibliográficas para melhorar a qualidade e confiança em seu trabalho. Além da dificuldade encontrada para selecionar as boas referências, o trabalho para a criação de uma seção contendo todas as referências e as citações durante o texto é considerado demasiadamente complicado.

Neste artigo, apresentaremos algumas ferramentas que os auxiliarão na citação e inserção de fontes e referências bibliográficas no Microsoft Word 2010.

Guia de Referências da Ribbon do Word 2010:




Como a maioria dos trabalhos criados no Word 2010 necessitam de citações, referências bibliográficas, índices e sumários, a Microsoft dedicou um espaço em sua Ribbon, aquela faixa de comandos localizada na parte mais alta do Word, onde você poderá encontrar vários comandos que o auxiliarão a criar essas partes do seu texto de forma semi automática. Essa guia recebe o nome de Referências, veja na imagem abaixo.

aba de referencias no word 2010
Guia de Referências
Notem, na imagem acima, que cada campo da Ribbon possui um conjunto de ferramentas voltados para várias áreas de um trabalho acadêmico, sendo a área central, voltada para Citações e Bibliografias.

Citações e Bibliografias










No submenu Citações e Bibliografia você encontrará algumas ferramentas que permitirão a inserção de uma fonte bibliográfica, que poderá ser um livro, um artigo acadêmico ou outras opções comuns nestes tipos de trabalhos.

Quando um usuário seleciona sua fonte bibliográfica, o Word irá solicitar algumas informações para que ele possa criar automaticamente a citação e armazenar a referência para apresentá-la, junto com as demais inseridas, na seção própria para isso; que normalmente recebe o nome de “Bibliografia”.

Veja abaixo, um modelo de referência bibliográfica inserida utilizando esta ferramenta.

Inserindo uma referência bibliográfica no Word 2010


Após inserir a referência bibliográfica, que no caso acima foi um livro fictício, o Word 2010 automaticamente colocaria no local desejado uma citação do tipo (Colucci, 2013), facilitando o seu trabalho.

Claro que, como tudo na vida, esta ferramenta possui seus prós e contras. Podemos dizer que sua principal vantagem é a criação de uma seção bibliográfica de forma automática no final do texto, poupando-lhe o trabalho de digitar toda a referência no final.
criando uma bibliografia automaticamente no word 2010
Bibliografia criada automaticamente no Word 2010


A desvantagem, é que infelizmente o padrão aplicado de formatação desta seção bibliográfica não está de acordo com as normas da ABNT, fazendo com que você tenha que formatar manualmente cada referência. Na internet, é possível encontrar algumas pessoas que ensinam a criar um padrão do tipo ABNT e utilizá-lo em seus próximos trabalhos. Porém, não é uma tarefa simples, já que alguns conhecimentos de programação são necessários.

Você poderá aprender a usar esta e outras ferramentas necessárias para a formatação de trabalhos acadêmicos em no Curso de Word 2010 Formatação de Trabalhos Acadêmicos, disponível na página da Cursos Guru. Então, não deixe de conferir este e outros de nossos cursos gratuitos de Office.

Fonte cursosguru

Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...