Se você já teve que criar ou então está formatando um trabalho acadêmico, sabe da importância em utilizar boas referências bibliográficas para melhorar a qualidade e confiança em seu trabalho. Além da dificuldade encontrada para selecionar as boas referências, o trabalho para a criação de uma seção contendo todas as referências e as citações durante o texto é considerado demasiadamente complicado.
Neste artigo, apresentaremos algumas ferramentas que os auxiliarão na citação e inserção de fontes e referências bibliográficas no Microsoft Word 2010.
Guia de Referências da Ribbon do Word 2010:
Como a maioria dos trabalhos criados no Word 2010 necessitam de citações, referências bibliográficas, índices e sumários, a Microsoft dedicou um espaço em sua Ribbon, aquela faixa de comandos localizada na parte mais alta do Word, onde você poderá encontrar vários comandos que o auxiliarão a criar essas partes do seu texto de forma semi automática. Essa guia recebe o nome de Referências, veja na imagem abaixo.
Notem, na imagem acima, que cada campo da Ribbon possui um conjunto de ferramentas voltados para várias áreas de um trabalho acadêmico, sendo a área central, voltada para Citações e Bibliografias.
Citações e Bibliografias
No submenu Citações e Bibliografia você encontrará algumas ferramentas que permitirão a inserção de uma fonte bibliográfica, que poderá ser um livro, um artigo acadêmico ou outras opções comuns nestes tipos de trabalhos.
Quando um usuário seleciona sua fonte bibliográfica, o Word irá solicitar algumas informações para que ele possa criar automaticamente a citação e armazenar a referência para apresentá-la, junto com as demais inseridas, na seção própria para isso; que normalmente recebe o nome de “Bibliografia”.
Veja abaixo, um modelo de referência bibliográfica inserida utilizando esta ferramenta.
Após inserir a referência bibliográfica, que no caso acima foi um livro fictício, o Word 2010 automaticamente colocaria no local desejado uma citação do tipo (Colucci, 2013), facilitando o seu trabalho.
Claro que, como tudo na vida, esta ferramenta possui seus prós e contras. Podemos dizer que sua principal vantagem é a criação de uma seção bibliográfica de forma automática no final do texto, poupando-lhe o trabalho de digitar toda a referência no final.
A desvantagem, é que infelizmente o padrão aplicado de formatação desta seção bibliográfica não está de acordo com as normas da ABNT, fazendo com que você tenha que formatar manualmente cada referência. Na internet, é possível encontrar algumas pessoas que ensinam a criar um padrão do tipo ABNT e utilizá-lo em seus próximos trabalhos. Porém, não é uma tarefa simples, já que alguns conhecimentos de programação são necessários.
Você poderá aprender a usar esta e outras ferramentas necessárias para a formatação de trabalhos acadêmicos em no Curso de Word 2010 Formatação de Trabalhos Acadêmicos, disponível na página da Cursos Guru. Então, não deixe de conferir este e outros de nossos cursos gratuitos de Office.
Fonte cursosguru
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