Por Andreonni M. Di Lorenzo
2º Seminário Nacional de Documentação e Informação Juridicas
Apresentação
Os campos da Biblioteconomia Jurídica e do Direito estão entrelaçados. A Biblioteconomia jurídica oferece ao Direito as formas de organização e recuperação da informação jurídica.
As fontes de informação eram inicialmente impressas: índices de livros, catálogos de bibliotecas, catálogos de legislação ou jurisprudência, coletânea de leis, coletânea de atos internacionais, entre outros tantos. Na década de 70 do século XX, iniciou-se o controle informatizado da informação jurídica com a criação, pelo Senado Federal, da então base de dados NJUR que compilava a legislação federal, indicando os relacionamentos entre as normas, ou seja, suas alterações e revogações.
Mais tarde, com a internet, e com o avanço da informática jurídica foram surgindo novas formas de controlar e divulgar a informação jurídica: sítios na internet, blogs, twitter, lista de discussão, chats. Essas novas formas de comunicação da informação jurídica precisam ser estudadas.
Atualmente, os advogados e os escritórios de advocacia não precisam mais desenvolver seus próprios sistemas de gerenciamento da informação jurídica. O mercado está repleto de produtos para controle de processos, pesquisa (doutrina, legislação e jurisprudência) e automatização de rotinas do escritório (acesso aos tribunais, seleção de processos em jornais oficiais). A administração pública também oferece uma vasta gama de bases de dados com livre acesso na Internet. Todas essas facilidades, entretanto, ressaltam a necessidade de se conhecer esse universo, com vistas à melhor utilização de recursos e a eliminação da duplicidade de esforços.
Tomando-se como base o sucesso do 1º Seminário Nacional de Informação e Documentação Jurídica, realizado em Brasília em julho de 2007, a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) realizará o 2º Seminário Nacional de Informação e Documentação Jurídicas. O evento será realizado nos dia 13 a 15 de setembro de 2010, no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Saiba mais: http://www.abdf.org.br/sndij/