Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Softwares para gerenciamento de acervos (atualizado)

Por Andreonni M. Di Lorenzo
Autor: Professor Hamilton


Quanto a projetos de softwares livres para bibliotecas, existem, por exemplo, o BibLivre que é uma modalidade de software livre capaz de proporcionar a inclusão digital, considerando-se que um grande número de bibliotecas públicas ainda não está informatizada, por questões técnicas e financeiras, e a maior parte do público que constitui o universo dos usuários finais das bibliotecas públicas, não está familiarizado com o uso de recursos das tecnologias atuais existentes nas bibliotecas mais modernas do mundo.
O projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de programas livres ofertados, sem ônus, para bibliotecas que desejem se utilizar dessa tecnologia. O sistema é licenciado gratuitamente como LGPL - Lesser General Public License da Free Software Foundation, de maneira a permitir a sua difusão de uma forma ampla e garantindo a liberdade aos seus usuários para copiá-los, usá-los e redistribuí-los. Embora os programas tenham detentores de seus direitos autorais, a licença adotada visa garantir que os usuários tenham o direito de obter os códigos fonte dos programas para estudá-los, modificá-los e redistribuí-los.
Há o OpenBiblio, e existe o Portal Domínio Público, uma biblioteca digital do Ministério da Educação, totalmente desenvolvida em software livre. No site existe muito material sobre literatura, música erudita, teses e dissertações, poesia e outros. Só de literatura portuguesa são mais de 700 obras! Vale uma visita por curiosidade ou por estudo mesmo. De qualquer forma, fica aqui a dica. Também há o Gnuteca. O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.
Já os softwares gratuitos, esses são muitos!! Existem os programinhas mais completos, com controle de empréstimos, geração de etiquetas, etc. e os mais basicões, onde não se pode indexar os materias com mais de um assunto, porque simplesmente ele não aceita. Cabe a você decidir qual deles se adequa melhor as suas necessidades. Abaixo coloco alguns links para você verificar as diferenças entre eles e quem sabe, acabr baixcando um para organizar a bagunça da sua estante!
Biblioteca Pessoal: Bem simples mesmo. Feito no Access. O Biblioteca Pessoal lhe auxilia na hora de uma pesquisa de seus livros, pois pode-se pesquisar por nome de autores, editoras, por gêneros, ano e título do livro. Também mantém um histórico dos livros já lidos por você, para não ocorrer de um livro ser lido mais de uma vez por engano. O programa é freeware e não precisa ser instalado. Depois de fazer o download do arquivo, apenas coloque os arquivos do ZIP dentro da mesma pasta e pronto.
Biblioexpress
BiblioExpress é um software gratuito para gestão bibliográfica.
BiblioteQ: é um programa para gerenciamento de bibliotecas capaz de cadastrar e organizar títulos de livros, CDs, DVDs, Jornais, Revistas e até jogos de videogame. Ele também possui um sistema de cadastro de usuários, o qual permite administrar os empréstimos do acervo e controlar seu uso.
Controle de Biblioteca: é fácil e ágil muito rápido para você cadastrar todos seus Clientes, alunos, leitores entregues e recebidos é ai onde que controla seus livros dando mais controle a sua biblioteca. Ideal para escolas de periferia ou associações, cooperativas. Você cadastra o nome do cliente, e tudo que você precisa, Contém manutenção de controle de livros e outras entradas e saída e cadastro de clientes, cadastro de empresas inclusive e o mais importante localiza por livro ou por cliente.
Libra: gerencia livros, músicas, filmes e jogos.
Minibiblio: Gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e dados. Controla empréstimos. Fácil de usar, interface agradável e customizável.
OUTROS SISTEMAS (GRATUITOS E PAGOS)
Softwares proprietários
Softwares Open Source
Softwares Grátis


Tucows - Shareware Reviews
Disponibiliza softwares para download (shareware e freeware) para ambientes Windows, Macintosh e Linux.
Sabia - Sistema de Automação Bibliotecária
Desenvolvido pela MPS, tem por finalidade automatizar os serviços prestados por bibliotecas, integrando os módulos de seleção, aquisição, processamento técnico, consulta, circulação de material e intercâmbio de informações entre as bibliotecas usuárias do sistema.
Sophia
Software para gestão completa de bibliotecas que pode se adaptar à realidade e necessidades especificas de cada biblioteca, de portes e diversos segmentos

Sysbibli - Contempory
Contempory, com 19 anos no mercado, é uma empresa altamente especializada em Automação de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação. Desenvolve o Sysbibli permite ao profissional (bibliotecário, auxiliar, professor ou gerente), administrar e executar de forma prática todas as rotinas e os controles de informação de sua instituição, sem perder a qualidade e a importância de serviços específicos.
MultiAcervo
Software para bibliotecas e centros de documentação, seja de instituições de ensino ou organizações não-acadêmicas.
Informa Biblioteca Eletrônica
Sistema para automação e gerenciamento de coleções particulares.
Biblioteca Argonauta
Diversos softwares para gestão de bibliotecas, museus, arquivos e web. Possibilita cadastrar, recuperar e disseminar informações, controlar reserva, empréstimo e devolução de acervo, publicar na Intranet e na Web, exibir objetos digitais. Atende aos padrões ISO, ABNT, AACR2, MARC21, ISBN, entre outros. Tesauros e Controle de Autoridades integrado.

Biblium
Controle de Bibliotecas Multiarquivos

Dixi Software Automação de Bibliotecas
Sistema para cadastramento de livros e outros documentos controlados por uma biblioteca, como manuais, revistas, periódicos, informativos e etc., mantendo informações como Título, nome do autor, editora, número de volumes, local de arquivamento.
AINFO - Embrapa Informática Agropecuária
Sistema para automação de bibliotecas e recuperação de informação, desenvolvido em padrão Windows, com arquitetura cliente/servidor baseada no sistema gerenciador de banco de dados relacional Firebird.

Aleph - Alephino - SFX - Metalib - DigiTool
Sistemas completos e integrados para gerenciar os diversos aspectos de bibliotecas, tanto para funcionários, quanto para usuários. Empresa atua em 27 países.

Alexandria
Sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para atender as necessidades de bibliotecas e centros de documentação de diversos tamanhos e diferentes finalidades.

BiblioBase - Sistema de Automação de Bibliotecas
Sistema Integrado para Gestão de Bases de Dados em CDS/ISIS conhecido como Bibliobase desenvolvido pela empresa de Florianópolis Salvato Consultoria.

BiblioShop Informatização de Bibliotecas Software
Sistemas desenvolvidos em WinISIS para cadastramento do acervo, com módulos exclusivos como Kardex, empréstimo, estatísticas entre outros.
Para esta postagem, tive a colaboração de meu amigo Cassaco.

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...