Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

As Bibliotecas estão realmente preparadas?

Divulga Biblio

Todas as Bibliotecas estão realmente preparadas para atender aos portadores de necessidades especiais? Todos os Sistemas tecnológicos que estão sendo desenvolvidos para atender aos usuários, realmente estão sendo direcionados a todos, sem distinção? E o que dizer do acesso as bibliotecas em termo de infra estrutura, elas estão realmente preparadas para um atendimento de qualidade? Muitos sistemas que estão sendo disponibilizados pelas  bibliotecas universitárias são favoráveis a quem é portador de alguma deficiência física?  É bem verdade que não.



Se formos a algumas universidades, veremos que muitas de suas bibliotecas não possuem sequer uma infraestrutura adequada para oferecer um bom atendimento a um deficiente. Muitas bibliotecas não possuem rampas para cadeirantes, não possuem corrimões, que poderiam auxiliar a um deficiente visual. Muitas bibliotecas estão sendo equipadas com sistemas de busca de tecnologia avançada, mas parecem estar sendo direcionados somente ao público não portador de necessidades especiais. . Na minha concepção, isso é se esquecer da responsabilidade de oferecer um serviço adequado a toda e qualquer pessoa, sem distinção.

Não sou a favor de determinados argumentos, como: Ah, não há suporte financeiro para melhorar o acesso dos deficientes as bibliotecas! Bom! Se não há esse suporte, é necessário um planejamento voltado para a preocupação com melhorias dentro das bibliotecas em termo de acesso a todas as pessoas. Onde estão as autoridades que lutam por esta causa? Se estão dormindo, continuaremos a sofrer com este mal. 

Seria bom também, se nós que somos responsáveis pela informação, tivemos em nossas grades curriculares cadeiras que trabalhassem com o braille, com libras, para que pudéssemos  atender de forma mais capacitada, um número maior de usuários!

Gostaria de mostrar um exemplo que algumas muitas bibliotecas poderiam realizar como forma de auxílio a portadores de necessidades especiais, que é da Biblioteca Central da PUC RS. No atendimento a esses deficientes, a biblioteca possui microcomputadores com leitura em tela, digitalização de textos, conversão de textos para áudio, acervo de livros falados, fones de ouvido para livros falados e textos. A Biblioteca também realiza empréstimo de livros falados para deficientes auditivos. É de importância enorme a preocupação com o acesso a informação destinado a todos aqueles que assim necessitem dela.


Fonte Biblioteca Central PUCRS

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...