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Google: O segredo da Relevancia nos Resultados de busca


Em 2007 a Google reformulou os critérios de rankeamento de web sites e isso fez com que muita coisa mudasse desde então. Em 2005 as metags eram extremamente importantes, hoje não servem para praticamente nada. É fundamental compreendermos as mudanças e, sobretudo, quais os critérios estabelecidos pala Google para indexar os sites na página de resultados. A pergunta a se fazer é:

Como faço para indexar melhor meu site na busca do Google?

Existem empresas que fazem isso por você, mas se preferir fazer sozinho, vamos lá:

Links

Um critério muito importante estabelecido pela Google são os links ou citações. É preciso entender que quanto mais links ou citações o seu site receber, mais ele vai ser considerado pelos motores de busca, porém, existem outros critérios em cima disso. Quanto maior a importância da página que indica o link, mais considerada será a indicação.
É preciso receber indicações de sites/blogs importantes e que sejam relevantes ao assunto do site indicado.
Por exemplo:
Se você tiver um site/blog sobre Chocolate, será muito válido e de grande peso receber uma indicação do site da Nestlé, já se você receber uma indicação de um Pet Shop de quase nada valeria.
Sendo assim é importante entender de qual site você recebe os links.
Outro fator importante é a palavra chave utilizada, usando o mesmo exemplo do site/blog de Chocolate, é bem provável que este site/blog receba links pela palavra “Chocolate”, porém, se for usado sempre a palavra “Chocolate” ela começa a perder o valor, é importante diversificar a palavra, no caso utilizar outras palavras como, “Doces, bombom, brigadeiro, cacau”.

Idade do Domínio

A idade de um domínio é também um fator de peso na estratégia de rankeamento do Google. Novamente voltamos a falar do spam. Teoricamente os sites de spam geralmente não duram muito tempo. Na verdade há quem diga que duram 1 ano, o tempo de registro de um domínio, pelo que domínio com 2, 3 ou mais anos, serão sempre vistos com melhores olhos por parte do Google.
O único senão desta estratégia é quando se muda de domínio. Na verdade não é bem um senão porque existem o redirecionamento 301.
Ainda assim, se mantiver a consistência, os links e a qualidade dos conteúdos, rapidamente irá saltar para a posição onde se encontrava quando mudou de domínio.
Outro fator importante é o registro de domínios. Registrar um domínio por 2 anos ou mesmo 5 anos é extremamente importante. Além de servir como indicador de que o seu domínio irá pelo durar 2 ou 5 anos na sua posse, é também uma forma de se comprometer consigo e com o trabalho em prol desse mesmo domínio.

Click trough Rates (CTR)

O CTR do seu site é também um elemento de cálculo para o Google no que ao rankeamento diz respeito. É através desta percentagem que o Google sabe de onde vieram os seus utilizadores quando clicaram num link seu e aterraram na sua página. A aterragem pode ser diversa, e pode sair dos motores de busca, do acesso direto, do acesso externo por intermédio de outro site, ou através dos seus bookmarks, histórico, cachê, ficheiros temporários ou outro.
A publicidade que se encontra no seu site tem também um papel importante. Quanto mais cliques o seu site originar, mais será o valor obtido pelo seu site no algoritmo.
Além de tudo isto, o Google preocupa-se também em saber e rankear, se os seus paraquedistas estão interessados nos seus conteúdos novos, ou antigos.
É importante manter um misto de qualidade, e conseguir dirigir tráfego tanto por artigos mais antigos, como por artigos de primeira página.

Frequência da Atualização

Atualizar o seu blog ou web site com alguma regularidade tem diversas vantagens. Primeiro porque obriga os robots do Google a visitarem o seu site com maior regularidade, a fim de submeterem com precisão e rapidez os seus artigos, mas também sob forma de manter o Google atento ao que você vai fazendo.
Se colocar centenas de posts em meia dúzia de dias pode parecer suspeito e condenável, não atualizar o seu blog ou web site durante algum tempo é visto também como uma prática de pouca qualidade.
É importante procurar e encontrar o equilíbrio na frequência com que atualiza os seus espaços.
Atualizar páginas mais antigas no seu blog, pode ser também uma estratégia interessante e positiva. O Google visita com regularidade com os links da sua página, e atualiza todos aqueles que sofrerem alterações com o tempo. Se você tem alguns artigos que originam tráfego, mas numa escala mais reduzida, procure atualizá-los com informação de maior qualidade e o Google irá atribuir-lhe esse mérito.

Palavras Chaves

As palavras-chave e a densidade de palavras-chave ainda têm um enorme peso na estratégia de rankeamento do Google. Colocar palavras-chave nos títulos, links, cabeçalhos, e nas tags, é ainda crucial para um posicionamento de qualidade nas pesquisas do Google e na procura por palavras-chave específicas.
Se considerar que o PageRanking é importante para si e para o seu modelo de negócio, considere fazer uma análise aos artigos mais antigos, e procurar preenchê-los com uma densidade de palavras-chave de maior qualidade, sem que para isso cai no exagero de parecer um spamer.

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