Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Open Access: um sopro de esperança para a ciência brasileira será transmitida ao vivo

OPEN ACCESS: um sopro de esperança para a ciência brasileira
Convidamos você para a palestra sobre o acesso livre à literatura científica, a ser proferida por Dr. Hélio Kuramoto (IBICT-MCT) nesta próxima terça-feira, dia 6 de dezembro, às 19 horas no auditório Bento Prado e será transmitida AO VIVO através da internet no endereço: http://www.sead.ufscar.br/menu/palestra-sobre-acesso-aberto

Por que esta palestra pode ser de interesse especial para você?

Principalmente porque você terá uma chance de tirar suas dúvidas sobre a disponibilização das suas publicações em acesso aberto.
Estima-se que apenas 30% da literatura científica/acadêmica mundial esteja livremente disponível na web, mas você sabia que pode continuar publicando normalmente e fazer com que todos os seus artigos sejam disponibilizados gratuitamente na web, por meio do auto-arquivamento num repositório institucional ou temático, sem infringir a lei de copyright ou ameaçar seus direitos autorais?
Pesquisas demonstram que as citações de trabalhos científicos disponíveis em acesso aberto aumentam consideravelmente em relação aos não-disponíveis e ao fazer seu trabalho acesso aberto logo após terminar a elaboração do artigo, você poderá maximizar esta vantagem.  Além disso, artigos “antigos” ganham uma "nova vida" quando são livremente disponíveis em repositórios,  porque o conteúdo de um repositório é indexado pelo Google, tornando seu trabalho visível a qualquer pessoa no mundo.  Assim, o repositório se torna uma “vitrine” importante para que a UFSCar possa disseminar sua competência na pesquisa científica. Lembre-se de que nós, dentro das universidades públicas brasileiras, temos sorte de termos acesso ao Portal Capes Periódicos, mas muitos pesquisadores, empresas e cidadãos do mundo inteiro não têm essa vantagem de acesso.
Ao fazer seu trabalho disponível em acesso aberto, os pesquisadores ajudam criar um commons global de conhecimento científico para o benefício de todos. Compareça na palestra para mais informações!
 
Link do evento no facebook:
 
Fonte  gambate



Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...