Microsoft anuncia tablets da linha Surface com Windows 8



Citando o início da Microsoft, lá no tempo de Bill Gates e Paul Allen, tendo o software como base, o atual CEO Steve Ballmer anunciou a aguardada linha de tablets da companhia: Microsoft Surface. O nome, que você já conhece, antes designava os televisores sensíveis ao toque com software da companhia. Agora diz respeito a alguns eletrônicos de consumo produzidos por parceiros.
Entre as padronizações para ser um Surface a MS determinou a presença de USB e a tela com proporção widescreen de 16:9. Os cantos são inclinados em 22 graus, “uma posição natural para o PC em descanso ou em uso ativo”. A carcaça (ou corpo) do Surface depende de um processo que a companhia batizou de VaporMg. Em resumo, utiliza magnésio para moldar partes com até 0,65 mm, tão finas quanto um cartão de crédito.

Surface com Windows 8 RT

O Microsoft Surface pesa somente 675 gramas e tem espessura de 9,3 mm. Fino o suficiente para uma porta USB, de acordo com Ballmer durante a demonstração do produto. O visor tem 10,6 polegadas (ainda não sabemos a resolução) produzido especialmente para a MS.
Microsoft Surface (foto: The Verge)
De acordo com a companhia, roda Windows. Um dos executivos demonstrou o Office, a suíte de aplicativos de produtividade, rodando diretamente no tablet. Acredite se quiser, mas não era uma interface específica para o Surface — na verdade, era o Office tradicional desenhado para o desktop. Cabe lembrar que a companhia prometeu um Office específico para o Windows 8 RT, edição voltada para tablets e restrita a apps com visual Metro.
Além de apresenta o tablet em si, a MS também mostrou o acessório para o Surface que seria o equivalente ao dock que alguns fabricantes de dispositivos com Android oferecem. Tem suporte para deixar o aparelho em pé acrescido de um teclado multitouch com somente 3 mm de espessura.
A Microsoft forneceu as seguintes especificações para o Surface com Windows RT:
  • Sistema: Windows RT.
  • Peso: 676 gramas.
  • Espessura:  9,3 mm.
  • Tela: 10,6″ HD.
  • Conectividade: microSD, USB 2.0, Micro HD e antena 2×2 MIMO.
  • Produtividade: Office 15, Touch Cover e Type Cover.
  • Armazenamento: 32 GB ou 64 GB.
Não temos informações sobre processador ou memória RAM utilizados no Surface para Windows RT.

Surface com Windows 8 Pro

O Surface produzido pela Intel conta com arquitetura x86 e roda Windows 8 Pro. Tão fino quanto 14 mm e tão leve que pesa menos de 1 quilo — 900 gramas para ser mais específico. O visor, cuja dimensão não foi revelada, reproduz imagens em Full HD (1920×1080 pixels, para nosso delírio). Assim como nos concorrentes, a MS diz que não dá para diferenciar os pixels e que parece tudo uma coisa só. A parte de hardware está garantida com processador Core i5 (Ivy Bridge; portanto, de terceira geração).
Ao contrário do que alguns fabricantes fazem, o Surface da Intel conta com uma caneta tipo stylus (600 dpi). Ela tem ímãs que a posicionam na lateral do gadget para que o usuário nunca a perca.
A Microsoft diz que o Surface feito pela Intel funciona como um PC tradicional. Inclusive, conta com uma saída Display Port para transmitir o sinal de áudio e de vídeo para telas maiores — a sua HDTV da sala ou o projetor do escritório, por exemplo.
A Microsoft forneceu as seguintes especificações para o Surface com Windows 8 Pro:
  • Sistema: Windows 8 Pro.
  • Peso: 903 gramas.
  • Espessura:  13,5 mm.
  • Tela: 10,6″ HD.
  • Conectividade: microSDXC, USB 3.0, MiniDisplay Port e antena 2×2 MIMO.
  • Produtividade: Touch Cover, Type Cover e stylus.
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB.
Não temos informações sobre processador ou memória RAM utilizados no Surface para Windows 8 Pro.

Touch Cover

Os tablets Surface devem ser compatíveis com aquilo que a Microsoft chama de Touch Cover. É uma capinha tradicional, que protege o visor ou serve de suporte para usar o tablet como se fosse um notebook (com a tela “em pé”). No entanto, essa mesma capa apresenta um teclado multitouch superfino que se conecta ao dispositivo por meio de um dock.

Vídeo

Assista abaixo ao vídeo exibido pela Microsoft durante o evento. Ele mostra os predicados do Surface.

Preço e disponibilidade

Não temos qualquer informação sobre os preços dos dois produtos anunciados hoje. Tudo o que sabemos é que a MS pretende posicionar os tablets Surface em pé de igualdade com os tablets com chip ARM e ultrabooks com chip da Intel (só poderia ser da Intel, naturalmente).



Fonte tecnoblog

Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...