Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

REDES SOCIAIS PARA ALUNOS E PROFESSORES. E NÃO É O FACEBOOK!




Uma dessas redes, com conteúdo em português, é a Edmodo, originária dos Estados Unidos e têm quase dez milhões de usuários de quase 100 mil instituições de ensino.

O sucesso desse tipo de rede se deve porque mídias sociais tradicionais, muitas vezes, são bloqueadas em ambiente escolar e a alternativa acaba sendo essa rede social de nicho. Além disso, a especialização de tema e o contato professor-aluno via mídia social também são atrativos.

O professor que adere a essa iniciativa pode criar comunidades em torno dos cursos que leciona e pode adicionar os alunos, permitindo-lhes que acessem o conteúdo, troquem mensagens, materiais didáticos, textos etc. O interessante, como professora que sou, é que o aluno pode até entregar trabalhos por meio da plataforma e o docente pode atribuir nota por ali mesmo.

Do ponto de vista otimista, a ferramenta é muito bacana: permite interação entre alunos e professores fora do ambiente escolar, auxilia no interesse dos ultraconectados estudantes e ainda facilita a participação e acompanhamento dos pais.

Agora, olhando para a parte problemática vejo, principalmente, a questão de geração de interesse desses alunos por mais uma ferramenta e de cunho totalmente educativo. É preciso ser um professor e tanto para levar os estudantes até lá e fazê-los, de fato, interagir, dialogar, usar ao máximo a ferramenta.

Como experiência própria, tenho usado os grupos fechados do Facebook para falar com as turmas, passar referências, falar de datas e comentar vagas, oportunidades e casos. Tem funcionado. Será que uma rede totalmente voltada para isso atrairia alunos?

A exemplo da Edmodo, há redes como Lore,Teamie e PasseiDireto.

Resta-nos saber se vão “pegar”. Vamos acompanhar.

Fonte blogrelacoes



Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...