Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Ferramentas úteis ao combate do plágio na academia




Uma frutífera discussão na lista da Compós iniciada ontem, dia 18.10, trouxe a tona a problemática do plágio na academia. Não é a primeira vez que essa discussão ocorre, sendo recorrente a necessidade de se estabelecerem padrões do que é genuíno no campo das produções acadêmicas.


O foco dessa vez, foi a indicação do editor de uma importante revista na área acadêmica de comunicação, que havia recebido um texto e encaminhado ao parecerista. Esse, por sua vez, teve um "Déjà vu" quanto a certos trechos do texto, a princípio "inédito".


Esse estranhamento o levou a constatação de que diversos trechos haviam sido incluídos sem o devido crédito. Indagado sore a situação, o autor respondeu que "isso correspondia a seu método de "montagem". Daí para frente, diversos colegas, de várias instituições se manifestaram sobre a situação. 


Pretendia fazer um apanhado geral, mas como existem mais cabeças que pensam (que bom!), a colega Claudia Quadros, que é Coordenadora do PPGCOM-UTP, fez um resumo bem útil com as indicações dos colegas. 


Compartilho nesse espaço por julgar que ainda temos muito que avançar nessa temática:


SITES PARA DETECTAR PLÁGIO
ScholarOne - http://scholarone.com/Ferramenta profissional que se propõe a gerir todos os processos de editoração e publicação científica, englobando fluxos e ferramentas de revisão e prevenção de plágio. (sugestão Ada Machado – UFSM)
Turnitin - http://www.turnitin.com/Site norte-americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais (sugestão Ada Machado – UFSM)
Docxweb: http://www.docxweb.com/Ferramenta utilizada para verificar plágio em monografias, dissertação etc. (sugestão de Edilson Cazeloto)
Plagium: http://www.plagium.com/Ele cria uma linha de tempo de apropriações do texto pesquisado. Dando, inclusive, um percentual probabilístico da possibilidade do plágio. (sugestão Alberto Marques)
Farejador: http://www.farejadordeplagio.com.br/ (sugestão Liv Sovik)
Plagiarism: http://www.plagiarismdetect.com/ (sugestão Mirna Tonus)

MATERIAL PARA DISTRIBUIR AOS ALUNOS
 Vídeo norueguês sobre plágio http://www.youtube.com/watch?v=d0iGFwqif5c&feature=player_embedded - (sugestão Richard Romancini)
Cartilha sobre plágio elaborada na UFF:http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf (sugestão Carla Rodrigues)
Código de Boas Práticas Científica
http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_fapesp0911.pdf (sugestão Richard Romancini)
Fonte blogdogipo

Gostou? Compartilhe nas redes sociais



Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...