Vírus no Facebook – Confira as 4 ameaças mais frequentes


Diariamente centenas de ameaças de vírus infectam perfis de usuários do Facebook. Existem variados tipos de malwares, mas na rede social de Mark Zuckerberg, eles vêm geralmente em forma de spams ou solicitações de aplicativos.

Confira as 4 ameaças de vírus mais frequentes no Facebook e saiba como se prevenir contra essas ações:





1 -Links com “Mais Informações”:

Muitos desses links com “Mais Informações” são, na verdade, links que geram receita para a caixa de comissões do cracker. Você não perde dinheiro, mas o cracker ganha por causa do seu clique.

Um bom exemplo é o "Who bloced you from his friend list ?”, que promete mostrar ao usuário quem, na sua lista do Facebook o bloqueou.Mais de 165 mil pessoas já foram enganadas.

2- Permissão para aplicativos falsos


Quando você quer utilizar um aplicativo e aparece aquela frase de permissão de acesso às suas informações você já está, primeiramente, abrindo mão da sua privacidade. Com esses dados os donos dos aplicativos – e o próprio Facebook – conseguem mensurar com quem você costuma interagir na rede, quais são os tipos de aplicativos que você mais gosta, qual o seu perfil de consumo, enfim.


Mas, até aí, você está consentido em compartilhar com eles algumas informações pessoais suas. Acontece que com a facilidade em criar app’s para o Facebook muita gente os cria, alguns só o fazem para se divertir (e divertir o usuário) outros, porém, criam aplicativos para tirarem proveito. É o caso, por exemplo, de aplicativos destinados a descobrir quem acessa o seu perfil:


“Quando o aplicativo é permitido na conta, todos os dados pessoais do perfil são transferidos para o cracker, que também pode aproveitar a invasão para enviar a sugestão do aplicativo para seus amigos. A ameaça se torna viral e compromete as informações pessoais dos membros.”

3- Avisos Falsos

Você se lembra daqueles e-mails que recebíamos falando coisas como: “não abra anexos de e-mails recebidos por tal pessoa, é vírus e vai contaminar todo o seu HD” ? Muitos deles eram spams, ou seja, invenções de alguém.

E já estamos vendo o mesmo fenômeno no Facebook: “Não aceite tal pessoa no seu perfil, pois…” e, na verdade, são somente spams que podem não afetar em nada seu computador, mas não é legal ficar compartilhando mensagens falsas com os seus amigos.

Além disso, é importante lembrar que não é recomendável aceitar e/ou adicionar pessoas desconhecidas nas suas redes sociais. Você não fica contando sua vida para estranhos na rua, fica ? Então não tem motivo para fazê-lo pela internet afora, certo
4- Clique aqui.

Tome cuidado com os “Clique aqui” espalhados pela rede, muitas vezes são vírus e podem estar disfarçados em textos legais, imagens engraçadas… Um ótimo e recente exemplo é:



Segundo o Olhar Digital: “Mais de 600 mil pessoas caíram nas promessas de imagens divertidas do Photoshop, caricaturas virtuais e outros. Podendo vir em forma de aplicativo, link e outros, o cracker consegue acessar o perfil do usuário, que pode ter sua conta comprometida.”

Não é só no Facebook que enfrentamos problemas dessa natureza. O Orkut também é alvo mais do que frequente de spams, principalmente na página de recados dos usuários.



Além disso, segundo o Digital Mídia , “O Brasil mantém a segunda posição no ranking mundial dos países com computadores infectados por redes zumbis: são 550 mil máquinas.

Os Estados Unidos lideram a lista, com pouco mais de 2 milhões. Os dados são da Microsoft e refletem, segundo a empresa, a falta de hábito do internauta brasileiro em atualizar seus programas de segurança online.”


Falsos Aplicativos no Facebook (Spyware e Malware)

Veja a lista com alguns dos possíveis aplicativos que você possa ter autorizado e assim ter propagado Spywares e Malwares dentro do Facebook.

nuytsoakridarbtrutercjobalsdvaranae
nuytsoftrutergvaranahkridarijobalsj
popirtapanarlbpopirtcguiltedjotalse
panarlfguiltegguiltehumfdpssdoisfelix
tresfdpssquatrofelasscincocozinhoseisxotasetefdps
oitoxotanovefdpsdezxotaanimalfausto2
Observações: A listagem de aplicativos acima foi disponibilizada na matéria do blog: Blog Pop


Como remover aplicativos do Facebook?


Veja o vídeo que mostra o passo-a-passo para remoção de “Aplicativos do Facebook“, inclusive “Falsos Aplicativos” como mostrado na listagem acima.

Novos falsos aplicativos e Pages no Facebook

Depois de receber um grande volume de perguntas sobre como remover vírus do Facebook, nós da Agência RS, atualizamos o post “Vírus no Facebook – Confira as 4 ameaças mais frequentes” com dicas, informações e tutoriais para remover aplicativos e Fanpages que geram uma grande dor de cabeça durante a utilização do Facebook.

Relacionamos novos aplicativos e também Fanpages que depois de curtidas pelo usuário, tornam o seu perfil na rede social vulnerável e enviam diversas mensagens para os contatos do usuário na redes social.

Veja alguns deles:


Descubra Quem Te Visitou


Esta é uma Fanpage do Facebook (Página), que promete descobrir as pessoas que visitaram seu perfil. O Facebook não possui esse tipo de serviço e qualquer página, aplicativo ou mensagem oferecendo essa oportunidade é vírus! Para evitar o envio de mensagens importunas é necessário dar um “Dislike” na página, ou seja, descurtir a Fanpage para que não sejam mais enviadas mensagens com o vírus para a sua rede de contatos.


Fanpage no Facebook – Descubra Quem Te Visitou






Para descurtir a página você deve:


Acesse o link da page (página): https://www.facebook.com/pages/Descubra-Quem-Te-Visitou/126313774153945


Em seguida clique na opção: Curtir (desfazer)




Descubra quem visualizou as suas fotos


Esta é uma Fanpage do Facebook (Página), que promete revelar as pessoas que visualizaram suas fotos e também quem ainda está visualizando-as. Para evitar o envio de mensagens importunas é necessário dar um “Dislike” na página, ou seja, descurtir a Fanpage para que não sejam mais enviadas mensagens com o vírus para a sua rede de contatos.





Descubra quem visualizou as suas fotos


Para descurtir a página você deve:


Acesse o link da page (página): https://www.facebook.com/app.photo


Em seguida clique na opção: Curti (desfazer)




Quero mudar a cor do meu faceebook


Esta é uma Fanpage do Facebook (Página), que promete mudar a cor do Facebook (que por padrão é azul). A princípio, a cor do Facebook não deverá mudar porque o azul faz parte da identidade visual da marca Facebook e todos já estão habituados.


Quero mudar a cor do meu faceebook

Ao curtir essa Fanpage (página), automaticamente o seu perfil irá enviar diversas mensagens para os seus contatos.





Mensagem enviada aos amigos da sua Rede!

Para evitar o envio de mensagens importunas é necessário dar um “Dislike” na página, ou seja, descurtir a Fanpage para que não sejam mais enviadas mensagens com o vírus para a sua rede de contatos.

Para descurtir a página você deve:

Acesse o link da Fanpage (página): https://www.facebook.com/pages/Quero-mudar-a-cor-do-meu-faceebook/263432323732588


Em seguida clique na opção: Curti (desfazer)



Facebook agora tem loja para Download de Antivirus

Facebook acaba de disponibilizar uma Loja de Antivirus grátis (por um período pré determinado), lá você encontrará: Norton, Trend Micro e McAfee.

Se você tem ou conhece alguém que passa por algum problema com vírus, indique agora o Antivirus MarketPlace.
Facebook divulga dados sobre acessos bloqueados


A cada bilhão de acessos feitos diariamente no Facebook, 600 mil são tentativas criminosas de acessar informações pessoais dos usuários, segundo dados divulgados pela própria rede social. Esta é a primeira vez que o site revelou informações sobre as tentativas de ataques crackers que ocorrem. Além destes números, o Facebook também anunciou a implantação de novas ferramentas de segurança para as próximas semanas.


Os dados repercutiram na web e especialistas em segurança afirmaram que informações como estas só comprovam que os usuários precisam ser criteriosos na hora da escolha da senha e ao acessar mensagens e links enviados por seus contatos. A própria rede social declarou que mesmo com o bloqueio feito pelo site, várias contas continuam sendo afetadas devido aos descuidos por parte dos próprios usuários.


Os crackers procuram explorar as falhas das pessoas para conseguir acesso às suas contas e assim tentar, por exemplo, roubar informações e espalhar spams através de falsas ofertas ou mensagens enviadas por mensagem. Para proteger seus dados na web, é indicado o uso de diferentes senhas para email, redes sociais e outros serviços on-line. Atualmente, o facebook possui mais de 800 milhões de registros, sendo que cada usuário possui em média 130 amigos na rede.


Atualizado em 07/11 – Fonte: Coworkers



Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Um comentário até o momento, comente você também!.

  1. Anónimo says:

    recebi um video que veio in bos de um dos meus contatos , acabei clicabdo para abrir e automaticamente a mesma coisa repetitivamente ficou sendo enviado aos meus contatos o que posso fazer para me livrar disso e para de ser enviado aos meus colegas??

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...