Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

A revolução dos MOOCs


PD_Blog_A-revolução-dos-MOOCs

Alguns anos atrás, você conseguiria imaginar que um pobre garoto da Índia poderia estar fazendo os melhores cursos de Harvard e – ainda por cima – de graça? Pois é… bem-vindo à revolução dos MOOCs.


O que são MOOCs?


Os MOOCs são cursos online livres – qualquer pessoa pode fazê-los, independente do nível de instrução – não têm seleção, são a distância e, na grande maioria dos casos, gratuitos. Basta se inscrever e cursar.
Universidades como HarvardMIT e Stanford são pioneiras nesse modelo de ensino.  Agora os MOOCs chegam com força ao Brasil. Já estão em duas das principais instituições do País, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB), e neste semestre devem ser oferecidos por outras seis: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo (PUC-SP) e Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Saiba mais:
 

O enorme impacto dos MOOCs na educação

Sempre existiu uma grande expectativa em relação ao impacto da internet na educação. O MOOC é a mudança na forma como as pessoas aprendem. Esses cursos transformam a educação de alta qualidade, normalmente destinada a poucos, em um ensino de massa, que costuma ser reconhecido por ter qualidade inferior.  Ou seja, ensino de qualidade com fácil acesso em  qualquer lugar. Parece um sonho, não?
 

Conheça as melhores plataformas:


Coursera

A mais tradicional plataforma reúne 62 universidades entre elas StanfordPrincetonColumbiaYale,Michigan e Pensilvânia. Tem o projeto Coursera Brasil, em parceria com a Fundação Lemann, que traduz o conteúdo das aulas para a língua portuguesa com a ajuda de voluntários.
Idiomas: inglês, espanhol, francês, chinês, árabe, alemão, italiano e, futuramente, português.
Tem certificado, mas cobra.
Acesso grátis às aulas.
Informações: http://www.coursera.org/

PD_Blog_banner_coursera


edX

Criada pelas universidades americanas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), o edX hoje conta com outras 26 em todo o mundo. Oferece Moocs nas áreas de DireitoHistória e Ciências da Computação, entre outras.
Idioma: inglês
Tem certificado, mas cobra.
Acesso grátis às aulas.
Informações: http://www.edx.org/

PD_Blog_banner_edx_1


Udacity

Oferece cursos online gratuitos na área de Tecnologia e Ciências. Diferentemente das anteriores, não define data para a inscrição em cada módulo – o aluno escolhe quando quer iniciar e concluir o curso.
Idioma: inglês
Oferece certificado de graça.
Acesso grátis ao conteúdo
Informações: http://www.udacity.com

PD_Blog_banner_udacity


Novoed 

Criada pela Universidade de Stanford, a plataforma oferece cursos gratuitos desenvolvidos de formacolaborativa (um aluno corrige a tarefa do outro, por exemplo). O site também oferece algumas disciplinas exclusivas para os cursos de Stanford, nas quais os professores unem atividades presenciais e online.
Idioma: inglês
Acesso grátis ao conteúdo.
Oferece certificado de graça.
Informações: http://www.novoed.com/

PD_Blog_banner_novoed




Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...