Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

O Sebo Cultural‏: Lançamento do Livro Paraíba: Algunhas Histórias, de José Carlos Barreto


Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 19h - O Sebo Cultural
Lançamento do Livro Paraíba: Algunhas Histórias, de José Carlos Barreto.  Haverá música com Potengy Lucena.

Contato com o autor: 87255068

O autor:

                  JOSÉ CARLOS BARRETO DE OLIVEIRA nasceu em João Pessoa, Paraíba em 29 de abril de 1944. Transferiu-se, junto com a família, em 1949 para a cidade do Rio de Janeiro onde viveu até 1982 quando mudou-se para a cidade de Petrópolis, ainda no estado do Rio de Janeiro. Desde 2006 voltou a residir em sua cidade natal.
                   Formado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - (1979) fez especialização em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ - (1982).
                   Entre 1966 e 1970 viveu em Paris, França onde frequentou curso livre de Direito na Sorbonne e concluiu seus estudos de língua francesa na Aliança Francesa daquela cidade.
                   Empreendeu viagem de estudos à África, durante todo o 1º semestre de 1976, tendo visitado o Senegal, Guiné Bissau, Mali e Marrocos e na segunda metade do mesmo ano cumpriu estagio de educação no “Centre Nacional de Recherche Pedagogique” na capital Francesa.
                   Trabalhou em pesquisa social na Pontifícia Universidade Católica (PUC – RJ), no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ) e na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), antes de iniciar carreira no Magistério em Escolas e Universidades no Rio de Janeiro. É professor concursado do Estado do Rio de Janeiro.
                   Assíduo colaborador de jornais e revistas trabalhou na redação dos jornais “Correio da Manhã” e “Jornal do Brasil” sempre no departamento de pesquisa.
                  Concluiu, entre fevereiro e março de 2002, do curso “Sociologia Urbana e Desenvolvimento Sustentável” realizado pela Universidade Internacional Menendez Pelayo – Barcelona – Espanha.
                  Participou, entre 28 e 31 de julho de 2004, da III edição do “Forum Mundial da Educação” realizado em Porto Alegre (RS) e entre 21 a 25 de agosto de 2006 da IV edição da “Conferencia Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais” realizada no Rio de Janeiro (RJ).


PREFÁCIO

                      Dizem que quem conta um conto aumenta um ponto. E é verdade. Com o conto e também com a História.
                     A ciência Histórica se utiliza de três elementos para contar a Historia. O fato concreto (as circunstâncias e local); o momento e o vencedor. O fato concreto é a chamada realidade concreta (o nascimento, na rua, a morte, o descobrimento, a derrota, o mar, a vitória ,na Paraíba ,no deserto, o desastre, a invenção, etc.) o momento é determinado pelo tempo (hoje? ontem? há muito tempo? no século passado? Antes de Cristo?) E o vencedor, aquele que se beneficiou daquela realidade concreta, naquele momento.
                   Mas existe ainda outro elemento, talvez o mais importante, que é quem conta a Historia. E é ai, como dizem, “é que mora o perigo”. Cada um conta a História como bem lhe provém.
                  Utilizando-se de uma determinada visão conceitual, de um determinado principio filosófico ou simplesmente de um determinado interesse pessoal.
                  Assim são as Histórias.
                  A Paraíba tem uma História. A Paraíba tem várias Histórias. Cada personagem que compôs e compõem a sua História pode ser visto de muitas e diferentes maneiras. Depende de quem os viu.
                  É engodo imaginar que a História seja uma ciência exata. A História é  apenas a conjugação de diferentes circunstâncias que compõem um determinado fato num determinado local numa determinada data e que resultou num determinado beneficiado.
                 Por isso esse livro objetiva contar algumas Histórias da Paraíba. Sem nenhuma outra pretensão a não ser aquela de servir para que o conhecimento do Passado possa ser inspirador de comportamentos capazes de construir uma sociedade paraibana mais justa, mais equilibrada e mais feliz.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...