Bibliotecário robô vai tirar o seu emprego



Será que o futuro do bibliotecário está garantido? Alguém ainda acha que a Biblioteconomia e o trabalha como é hoje vai permanecer como é?
Esses questionamentos vão principalmente para aqueles que se denominam “bibliotecário de processamento técnico” que tem aos montes no serviço público.  Precisamos mudar essa mentalidade de trabalho técnico, pelo visto esse ofício será automatizado em breve. Sem catalogação, classificação, indexação, para onde vamos?

Bibliotecas no futuro

E digo mais, “bibliotecas físicas” também vão mudar, cada vez mais temos evidências de que a forma como os usuários acessam a informação mudou e continua mudando. Agora, nem a parte humana vai continuar igual, isto é, a entrevista de referência entre usuário e bibliotecário.
Com as bibliotecas cada vez mais virtuais viramos curadores de conteúdo. Mas com o avanço da tecnologia, acredito que isso vai ser automatizado também. Novamente, para onde vamos? Um cenário possível é a atuação do bibliotecário na produção de conteúdos originais.
Está na hora de abrir os horizontes e procurar novos nichos profissionais, tenho certeza de que oportunidades não vão faltar, mas a mudança terá que começar dentro da gente.

Estudantes da Aberystwyth University desenvolve um protótipo de um bibliotecário robô.

Estudantes de robótica, Pasi William Sachiti e Ariel Ladegaar criaram um bibliotecário robô que anda pelos corredores da biblioteca, fala e que pode diminuir ou até acabar com nossos empregos.
O robô terá capacidade de receber solicitações verbalmente, trabalhar no acervo e ainda levar os alunos nas estantes onde o livro requisitado está.
bibliotecário, profissão, robô, futuro, biblioteca
Os estudantes combinaram a tecnlogia em robótica disponível com as informações de busca online da Biblioteca da Universidade para criar o “cérebro” do robô.
O principal trabalho de Hugh (o nome que deram ao robô) é ouvir a necessidade do usuário e apontá-lo ao conteúdo certo. Simples como os app e softwares de sucesso de hoje.
Hugh está em fase de testes, mas já foi bem recebido pelo usuários.
Via Portaldobibliotecário

Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...