Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Tudo sobre Periódicos

O que são?



Periódicos são publicações editadas em fascículos, com encadeamento numérico e cronológico, aparecendo a intervalos regulares ou irregulares, por um tempo indeterminado, trazendo a colaboração de vários autores, sob a direção de uma ou mais pessoas, mas geralmente de uma entidade responsável, tratando de assuntos diversos, porém dentro de uma temática relativamente definida, (SOUZA, D. H. F. Publicações periódicas:processos técnicos, circulação e disseminação seletiva da informação. Belém:UFPA, 1992).
Publicação de periodicidade prefixada, o periódico científico, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é caracterizado pela apresentação dos seguintes elementos, que devem obedecer normas de padronização de documentos científicos reconhecidas na área de especialização em que a revista é publicada:

– pré textuais (título, volume, número, local, endereço, International Standard Serial Number - ISSN, ficha e legenda bibliográficas, periodicidade, sumário bilingüe, editor, menção de indexação em bases de dados, formas de distribuição, conselho editorial/científico)
– textuais (artigos, comunicações, resenhas, informes, cartas, etc.);
– pós-textuais (instruções para os autores, lista dos consultores externos, etc.).
O corpo principal de um periódico é integrado por artigos que devem apresentar em sua estrutura os elementos:
– pré textuais (título, autor(es), resumo e palavras-chave);
– textuais (texto com introdução, desenvolvimento, conclusão e elementos de apoio, como notas, citações, ilustrações e referências);
– pós-textuais (apêndice, anexo, tradução do resumo e das palavras-chave).


Onde achar?

http://link.periodicos.capes.gov.br
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
http://www.scielo.cl/?lng=pt

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...