Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

O que são Wikis?

N
a linguagem havaiana WIKI quer dizer “Muito Rápido”, e esta é uma ferramenta que pode realmente agilizar a escrita coletiva em várias comunidades na Internet. O WIKI permite a construção de hipertextos através do próprio navegador de páginas da internet. Quando você navega por páginas em um WIKI, pode encontrar um botão que lhe dá opções de fazer correções, acrescentar informações e até mesmo alterar todo o conteúdo da página.
Existem vários softwares para criar-se um WIKI, os dois mais famosos são desenvolvidos sob licença Open Source: O Mediawiki criado com PHP e banco de dados, e o Twiki usando a linguagem perl e arquivos rcs para armazenar as informações. Ambos podem ser configurados para que somente pessoas com senha possam alterar os textos ou, se preferir permitir que qualquer visitante possa colaborar. O sistema conta com um registro de versões podendo, acompanhar todas as alterações realizadas em cada página do hipertexto e recuperá-la com alguns poucos cliques.
Wiki do EscolaBr
Mas qual é a facilidade que o WIKI traz para a escrita coletiva?
Além da possibilidade de editar os textos, existem muitas outras facilidades. Entre elas a forma de criar links e novas páginas. Diferente da linguagem HTML, onde somente pessoas que “falam esta linguagem” podem escrever em meio a um emaranhado de tags, no WIKI a escrita é feita de forma fácil sem códigos complicados, possibilitando que qualquer pessoa possa colaborar.
Para criar um link, por exemplo, basta escrever a palavra ou frase desejada entre dois colchetes [[Link]], este texto se transformará automaticamente em um link para uma página com o mesmo nome. Os links que aparecem em vermelho indicam páginas que ainda não possuem nada escrito e os links azuis, são páginas com conteúdo, mas que podem ser alterados/acrescentados ao clicar na opção Editar disponível nas páginas do WIKI.
Para criar marcadores basta colocar um sinal * (asterisco) e # para criar listas numeradas.
Ex. Digitar #EaD #Comunidades Virtuais #Software Livre, resulta em:
  1. EaD
  2. Comunidades Virtuais
  3. Software Livre
Muitas comunidades de Software Livre e Intranets empresariais vêm realizando trabalhos para escrita de documentação de programas, documentos e até sites coorporativos.
A comunidade de desenvolvedores e tradutores do software DOKEOS, cria toda a documentação do sistema utilizando um WIKI. Possuem em sua documentação, desde histórico das versões como dicas técnicas de instalação, produção de novas ferramentas para o sistema, mapa dos sonhos com previsões animadas para as próximas versões, assim como BUGS encontrados no sistema e suas soluções. As discussões deste grupo são realizadas através de um Fórum e sintetizadas em textos através do WIKI.
A maior enciclopédia disponível na internet é escrita assim, contando com a colaboração de participantes do mundo todo. A WIKIPÉDIA possui hoje cerca de 150.000 verbetes e está disponível em 10 idiomas.
Alguns Grupos de Trabalhos (GTS) disciplinares, formados por professores multiplicadores do estado do Paraná, têm feito através do WIKI, seus registros das produções coletivas, tais como: Pesquisas por softwares e sites que podem ser utilizados em suas disciplinas, resumo de Chats que acontecem semanalmente em Ambiente Virtual, produção de Textos e até propostas de cursos para professores e alunos.
Ainda no Wiki, uma experiência interessante em que vivenciei, foi a tradução do software Ipodder (http://ipodder.sourceforge.net/), com a participação de membros da lista de discussão PODCASTBRASIL (http://www.podcastbrasil.com) e que em apenas 2 dias realizaram toda a tradução do software do inglês para o idioma português Brasil. As linhas do arquivo de tradução foram colocadas em uma página do WIKI e cada participante foi editando o arquivo original em inglês passando-o para português.
Ainda não encontrei nenhuma experiência relatada na Internet de participação de alunos utilizando WIKI em atividades pedagógicas, mas existem muitas possibilidades para trabalhos coletivos, multiseriados e até entre turnos e escolas diferentes. Pode-se, por exemplo, construir um WIKI para levantamento histórico da Escola ou da cidade, para criação de enciclopédias sobre determinado assunto.
Wiki -- criação online coletiva
http://www.iis.com.br/~cat/catalisando/2003-11-20_10h57_Wiki_criacao_online_coletiva.htm
Enciclopédia ultrademocrática -http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT987519-1938,00.html
Wikipedia em português
http://pt.wikipedia.org.
Escrito por Prof. Eziquiel Menta - ementa@gmail.com
Fonte:http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...