Por Andreonni M. Di Lorenzo
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dia
Trinta e seis cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram avaliados positivamente pelo Guia do Estudante. A mais nova publicação da revista, que passará a circular nas bancas a partir do dia 5 de outubro, traz o ranking das Profissões Vestibular 2011. Quatro cursos (Biblioteconomia, Farmácia, Fisioterapia e Pedagogia ) da UFPB foram considerados excelentes, ou seja, receberam cinco estrelas. Outros 25 receberam quatro estrelas (muito bom) e sete tiveram três estrelas (bom).
O objetivo do guia sobre as Profissões Vestibulares 2011 é apontar quais são os melhores cursos superiores do país, contribuindo para que o estudante faça uma boa escolha em relação à instituição que será responsável por sua formação. A avaliação dura nove meses e é feita por 19 profissionais, com a colaboração de mais de três mil parceiristas. São eles os responsáveis pelas notas, que resultarão no ranking.
Sem surpresa
Para o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdir Barbosa, o destaque da UFPB na avaliação do Guia do Estudante não causa nenhuma surpresa. Ele lembra que a instituição vem investindo nove milhões de reais no Programa de Modernização dos Laboratórios do Ensino de Graduação da UFPB.
“A estrutura física é apenas um critério para que um curso de graduação tenha um bom desempenho. Também é importante a capacidade dos professores e dos alunos”, afirmou Valdir Barbosa. Segundo ele, os cursos da instituição também tiveram desempenho positivo em outros tipos de avaliação. É o caso, por exemplo, do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Suprema (SINAES), realizado pelo Ministério da Educação.
“O Guia do Estudante tem uma estrutura voltada para ajudar quem ainda não entrou no ensino superior, destacando aqueles cursos capazes de atender às necessidades do mercado. Já o MEC faz uma avaliação voltada para a análise do estudante universitário. Nos dois tipos de avaliação tivemos resultados positivos”, afirmou o pró-reitor.
A avaliação
Para realizar o guia, a redação do GE entra em contato com cada uma das 2.034 instituições de ensino superior do país. Através de um questionário eletrônico, as escolas informam seus dados gerais e os cursos que serão oferecidos no próximo processo seletivo, bem como a titulação e o ano de conclusão da primeira turma dessas graduações. A partir das informações coletadas, são selecionados os cursos que atendem aos critérios para participar da avaliação.
A redação procura os respectivos coordenadores, por e-mail ou telefone, e solicita a eles o preenchimento de um questionário, com informações específicas sobre o curso. Nele constam perguntas sobre corpo docente, produção científica e instalações físicas, dentre outros. Os parceiristas são basicamente professores e coordenadores de curso. São priorizados aqueles que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que constam no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs) do MEC.
Cerca de 90% das avaliações são feitas via internet. O restante, por telefone. As estrelas que cada curso recebe são resultado das notas dadas pelos parceiristas. Cada curso é avaliado, no mínimo, por cinco parceiristas. Apenas são publicados os cursos que conseguiram três, quatro ou cinco estrelas. Na edição de 2010, das 1.439 instituições avaliadas 651 receberam estrelas.
A marca Guia do Estudante existe desde 1984. A avaliação, entretanto, é realizada há 20 anos. A publicação é anual, circula por todo o Brasil e tem uma tiragem de 100 mil exemplares. Nem todos os cursos superiores do país são avaliados pela revista.
Para participar, é preciso que a graduação atenda quatro pré-requisitos: ter a titulação de bacharelado (salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas) ou bacharelado e licenciatura (ambos simultaneamente); possuir turma formada há pelo menos um ano (data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2008); ser presencial; e ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.