Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Alimente uma planília Excel, com dados da web

O Excel é uma excelente ferramenta de cálculos e organização de informações. Muitas pessoas dispensam a maioria dos softwares específicos, e ficam somente com ele.


O que é possível fazer com o excel

Há muitas possibilidades, mas entre elas posso citar: cálculos avançados, controles financeiros, gráficos demonstrativos, e o melhor não para por ai.

Imagine que além destes vários recursos, ele ainda pude-se pegar dados automaticamente da internet, alimentando sozinho a planilha de dados. Isso é possível, e é o que vou explicar aqui hoje neste artigo.

Este recurso de importação de dados é muito útil, eu costumo utilizar bastante para pegar as cotações do dia. Assim eu consigo manter atualizado, minha planilha de custos de alguns projetos.
A falha do recurso

O que vou citar aqui, não é propriamente uma falha do aplicativo, e sim um recurso que acho que deveria ter.

A opção de importar dados só funciona, quando os dados da página que você quer pegar, estejam em uma tabela, ou seja, se a página utiliza DIVs para organizar a página, você não conseguirá capturar os dados.
Como importar dados da internet

O Excel usado neste tutorial é o 2010, contudo você pode utilizar o Excel que desejar, esta função esta presente nas versões anteriores do aplicativo.

Neste exemplo, irei buscar o valor atual do dólar, euro, libra e peso.

1 – Abra a sua planilha do Excel, e entre na aba dados > da web.


2 – Acesse pelo navegador que abre do próprio Excel, a página do Uol (http://economia.uol.com.br/cotacoes/), que contém as cotações atualizadas.

3 – Encontre as cotações em sua tela, e clique sobre a seta dentro do quadrado amarelo, ela deverá ficar verde. Depois basta clicar sobre o botão importar.

4 – Escolha a célula onde os dados serão colocados.


Pronto! Seus dados já estarão importados em sua planilha, agora você já poderá utilizar eles como desejar, seja em formulas ou qualquer outra coisa.
Atualizando os dados

A atualização dos dados é bem simples de fazer. Clique com o botão direito sobre a célula a qual você importou os dados, e clique sobre a opção atualizar. Ele poderá demorar um pouco, dependendo da velocidade da internet, mas logo seus dados estarão atualizados.

Você já conhecia este recurso do Excel? Ele foi útil a você?

Fonte informaticainteligente

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...