PORQUE MOTIVO NÃO SE DEVE TER MAIS DE 354 AMIGOS NO FACEBOOK

 Quantos amigos você tem na sua lista do Facebook? Menos de 354 ou mais?

De acordo com a teoria da psicóloga indiana Mudra Mukesh, no Facebook cada pessoa não deve ter mais de 354 amigos. Ela assegura-nos que isto marca a diferença entre desfrutar da rede social ou começar a ficar deprimido ao ver os sucessos, promoções e notícias felizes dos seus contatos.

O estudo em questão - "O efeito paradoxal das redes sociais no bem-estar" foi apresentado recentemente na reunião anual da Sociedade de Psicologia Social, realizada em San Diego (EUA) e é assinado por Mukesh, que estuda uma pós-graduação em Ciências Sociais no Instituto de Empresa em Madrid, e o seu parceiro Dilney Gonçalves.

O paradoxo a que se refere o título deve-se ao fato de que muitas vezes nos sentirmos algo satisfeitos, quando adicionamos um novo amigo no Facebook: ter amigos (ainda que virtualmente) faz-nos sentir menos sozinhos neste "vale de lágrimas". 

No entanto, "uma vez que você tem aqueles amigos, visualizar as suas atualizações de status torna-se num retrocesso", diz Mukesh. Para chegar a esta conclusão, os psicólogos perguntaram a diversos utilizadores do Facebook como valorizavam a sua vida. Aqueles que tinham muitos amigos no Facebook (354) relataram sentir-se pior depois de ver o status dos seus contatos com quem não entraram em contato há algum tempo ou tinham menos amigos.

Na verdade, o que acontece aos utilizadores do Facebook é apenas uma dissonância cognitiva conhecida que também acontece na vida real. Imagine-se sentindo só e deprimido e para se animar, resolve dar um passeio num sábado, por exemplo. Provavelmente, vai encontrar casais felizes e grupos de amigos passeando-se alegres e contentes nas ruas e ou em bares, e erroneamente concluirá que você é a única pessoa amarga em toda a sua cidade. 

Na verdade, os os verdadeiros solitários e amargos estão em suas casas, lamentando a sua má sorte e, talvez, vendo as atualizações dos seus amigos presunçosos no Facebook.


Fonte hojedescobri

Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...