Inauguração da 5ª Arapiraquinha



Os moradores de Canafístula receberam, na manhã deste sábado (27), a quinta biblioteca digital de bairro, carinhosamente denominada de Arapiraquinha Maria Magdalena Filha.
A solenidade teve início às 9h30, e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, bem como de moradores e lideranças políticas e comunitárias do município e região, a exemplo do presidente da Federação das Associações Comunitárias (Facomar), Brás Farias; presidente da Associação de Moradores de Canafístula, Wellington Magalahẽs; coordenadora das Arapiraquinhas, bibliotecária Wilma Nóbrega; diretoras da Escola Domingos Lopes, Iolanda e Viviane; empresário Ronaldo Oliveira; vereadora eleita por Arapiraca, Aurélia Fernandes, e o prefeito eleito de Girau do Ponciano, Fábio Aurélio.

A professora Djanira representou o Conselho Municipal de Educação, ao lado das representantes da família da homenageada, professsora Maria Magdalena Filha, as irmãs Vandete Maria e Rosa Maria da Silva, além da mestra Eurides do pastoril, mestra Duda do Reisado, mestra Angelina das destaladeiras de fumo.  


Durante o evento, a Banda de Fanfarra da Escola Domingos Lopes, o coral dos alunos da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, do bairro Primavera, e o pastoril, bem como o Grupo de Griôs da Canafístula fizeram apresentações após o público acompanhar o toques musicais dos hinos do Brasil e de Arapiraca.
Em um momento de muita emoção, o prefeito Luciano Barbosa e a secretária Ana Valéria entregaram um buquê com flores e uma placa em homenagem à professora Maria Magdalena Filha, que foi uma das primeiras educadoras do bairro, exercendo a nobre profissão por mais de 50 anos.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os moradores do bairro Canafístula por manterem vivas as tradições culturais. "Este espaço de leitura e pesquisa também será um local para que vocês possam realizar encontros para fortalecer ainda mais a cultura de nosso município", acrescentou o prefeito.
O governo de Luciano Barbosa já havia construído quatro Arapiraquinhas, que funcionam nos bairros Jardim Esperança, Novo Horizonte, Canaã e Primavera, e, agora, a quinta unidade foi entregue aos moradores do bairro Canafístula.

Os espaços de leitura oferecem atendimento a jovens e adultos que buscam um local adequado com salas de leitura e acesso à Internet, sendo a maior parte formada por crianças e alunos de escolas das redes municipal e estadual de ensino.
Construídas com recursos da própria municipalidade, as Arapiraquinhas fazem parte de projeto coordenado pela bibliotecária Wilma Nóbrega de Lima.
Cada espaço conta com acervo de mais de três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Asssinatura
Ainda neste sábado, após a entrega da Arapiraquinha, no bairro Canafístula, o prefeito Luciano assinou a abertura do processo de licitação para a construção da 12ª escola em tempo integral, beneficiando os moradores do bairro Canafístula.
À tarde, a partir das 15 horas, as autoridades irão visitar as obras de pavimentação em dez ruas nos bairros Zélia Barbosa e Baixa Grande.
Outro ponto alto da programação está marcado para as 19 horas, no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, com o lançamento do livro “Mãos que Criam: Contando a História das Artesãs e Artesãos do Mercado.


Fonte arapiraca.al.gov.br/

Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...