Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Blogdicaquente Instale este widget

Software aprimora utilização da plataforma Lattes através de Web Semântica


SOS Lattes é um programa que implementa novas formas de se utilizar e consultar informações no Lattes por meio de funcionalidades como verificação de inconsistências entre publicações do orientador e seu orientando, a busca de informações agrupadas como núcleos de pesquisa, a geração automática de informações a partir dos dados que já foram enviados e consulta à base de conhecimento utilizando perguntas simples.
O projeto foi criado pelo Eduardo Ferreira para sua dissertação de mestrado no Instituto de Matemática e Estatística, com orientação da professora Renata Wassermann. Apesar da plataforma Lattes ser funcional e útil, Eduardo comenta que nela há grande enfoque no modo em que os dados são apresentados, mas não como são estruturados. As análises que a plataforma oferece são sempre muito gerais. Não é possível, por exemplo, checar os perfis de pessoas envolvidas em um mesmo projeto ou que trabalhem na mesma região.
A ideia está inserida no conceito de web semântica, que permite interligar os dados aos seus significados, o que abre muitas possibilidades de interrelação de informações. Como a quantidade de informações na internet tem crescido muito, é necessário criar modos de tornar esses dados passíveis de serem consumidos e analisados por máquinas.
O software foi criado a partir de três outros projetos: ScriptLattes, OntoLattes e SemanticLattes (daí o nome SOS Lattes). No projeto, foram escolhidos os melhores recursos de cada um para criar uma ferramenta única. Há ainda algumas funcionalidades que não foram implementadas, mas que o pesquisador imagina ser possíveis em breve como a busca através de nome, considerando que hoje só é possível pesquisar utilizando o número identificador e a inclusão de algoritmos mais precisos na identificação automática de autores.
Fonte: Instituto de Matemática e Estatística - USP 


Gostou? Compartilhe nas redes sociais


Ajude a divulgar o nosso trabalho, curta a página do blog no facebook rapidinho!

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...